VILA VERDE

VILA VERDE -

“Diabólica”. Fernando Capela Miguel seduz alunos da EPATV com 49 diabos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

São quase todos vermelhos os 49 diabos em cerâmica, esculpidos por artesãos populares do Minho, que o historiador vimaranense Fernando Capela Miguel apresentou no átrio de entrada da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) para seduzir os 700 alunos durante cinco dias.

A sessão inaugural – à qual presidiu o Director Geral da EPATV, João Luís Nogueira – traduziu-se numa lição sobre a presença do Diabo na cultura, na religião, na tradição e na arte popular portuguesa.

PUBLICIDADE

Nesta sessão marcou presença José Moças, que também se tem destacado no estudo, recuperação e edição de fontes históricas da música popular tradicional portuguesa.

João Luís Nogueira reafirmou que esta exposição prova que a EPATV está a «cumprir o seu papel enquanto escola, dignificando a cultura popular, uma vez que, ao longo destes cinco dias, são efectuadas visitas guiadas para as turmas da escola».

«Promover a cultura popular é tarefa que o Grupo Amar Terra Verde, a que me orgulho de presidir, sempre assumiu com gosto e dignifica a nossa missão», sublinhou.

João Luís Nogueira agradeceu aos mecenas que tornaram possível esta exposição, entre eles, António Moura, Manuel Sampaio da Veiga e Arnaldo Sousa.

Estão patentes obras de artesãos como António Ramalho, Irmãos Mistério, Irmãos Baraça, João Ferreira, Júlia Côta, Helena Silva, Conceição Sapateiro e Milena de Salsas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS