AMBIENTE (Mundo)

AMBIENTE (Mundo) -

Dinamarca estabele imposto anual de 672 coroas (90 euros) por vaca por causa das emissões de gases com efeito de estufa

Os produtores de leite da Dinamarca vão ter de pagar um imposto anual de 672 coroas (90 euros) por vaca por causa das emissões de gases com efeito de estufa que geram.

O governo de coligação do país concordou esta semana em introduzir a primeira taxa do mundo sobre as emissões de carbono na agricultura. A partir de 2030, serão cobradas novas taxas sobre o gado.

A Dinamarca é um grande exportador de lacticínios e de carne de porco e a agricultura é a maior fonte de emissões do país. O acordo da coligação – que também implica o investimento de 40 mil milhões de coroas (5,4 mil milhões de euros) em medidas como a reflorestação e a criação de zonas húmidas – visa ajudar o país a atingir os seus objectivos climáticos.

«Com o acordo de hoje, estamos a investir milhares de milhões na maior transformação da paisagem dinamarquesa dos últimos tempos», afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Lars Lokke Rasmussen, numa declaração na terça-feira.

«Ao mesmo tempo, seremos o primeiro país do mundo com um imposto (de carbono) sobre a agricultura», acrescentou.

A indústria dinamarquesa de lacticínios acolheu favoravelmente o acordo e os seus objectivos, mas irritou alguns agricultores.

A medida surge poucos meses depois de os agricultores terem realizado protestos em toda a Europa, bloqueando estradas com tratores e enchendo o Parlamento Europeu de ovos, devido a uma longa lista de queixas, incluindo reclamações sobre a regulamentação ambiental e o excesso de burocracia.

O sistema alimentar mundial contribui em grande medida para a crise climática, produzindo cerca de um terço das emissões de gases com efeito de estufa.

A criação de gado tem um impacto particularmente grande, sendo responsável por cerca de 12% das emissões globais em 2015, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Uma parte desta poluição provém do metano, um gás potente que aquece o planeta, produzido pelas vacas e outros animais através dos seus arrotos, gases expelidos e estrume.

ovilaverdense@gmail.com

Foto: EuroNews

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE