Donas de casa em Vieira do Minho estão contra alargamento do cemitério de Soengas

A União de Freguesias da Caniçada e Soengas vai avançar com a ampliação do cemitério de Soengas, em Vieira do Minho, porque o actual não tem nenhuma campa vazia, mas as proprietárias de uma casa que confronta com o espaço contestam o alargamento.

As moradoras dizem que o equipamento ficará colado ao seu terreno, violando a lei que impõe uma distância de dez metros, poluindo o solo e trazendo maus-cheiros.

Em declarações a propósito, Maria Antonieta de Leão e Oliveira disse que o aumento do cemitério de Soengas é “ilegal e um absurdo hoje, amanhã e para o futuro”.

“Temos uma providência cautelar preparada para que o Tribunal embargue a obra”, adianta.

Já o secretário da Junta, João Rocha, afirma que a empreitada vai começar e “depois o juiz que decida”. Por seu lado, o presidente da Câmara, António Cardoso, disse que vai promover nova reunião para tentar conciliar as partes.

Por seu turno, as proprietárias da casa – mãe e filha com o mesmo nome – asseguram que, quer a CCDR-N, quer a Delegação de Saúde, deram parecer negativo, que é obrigatório, no primeiro caso pela questão da violação da distância – já que cemitério iria quase até ao portão – e no segundo por razões de higiene e saúde pública.

MAUS CHEIROS

Pediram, também, um parecer a ao engenheiro António Simões, o qual reportou que, “atendendo ao tipo de espaços de inumação a construir, ou seja, em sepulturas tradicionais, em que os líquidos resultantes da decomposição cadavérica serão encaminhados para o solo e, logo, para as linhas de água existentes, esses líquidos, e dado o local estar a uma altura superior ao terreno, serão visíveis na encosta e provocarão odores nauseabundos nas proximidades”.

“Existe um edifício que se encontra construído dentro da propriedade junto ao muro que circunda terreno e que confronta a poente, “paredes meias” com a igreja e o citado cemitério. Além disso, também o portão que lhe dá acesso fica a poente, junto ao edifício em questão”, salientam as proprietárias, dizendo que, além do mais, a ampliação inviabilizaria o projeto de turismo rural que têm para o local.

E acrescentam: “O problema tem solução com um novo cemitério e não com remendos ilegais”.

NÃO CUMPREM, DIZ AUTARCA

O ex-presidente e atual secretário da União de Freguesias contrapõe que o terreno para onde o cemitério será alargado não é de Maria Antonieta, ao contrário do que terá dito, mas sim de um irmão que faleceu recentemente no Brasil e que concordava com o projecto.

Diz que as proprietárias anuíram, nas duas reuniões havidas na Câmara, com a ampliação, mas apenas para dez campas, ficando as restantes seis para outro terreno.

“O problema é que dizem que sim, mas depois não cumprem a promessa”, diz, frisando que, nova reunião será “uma perda de tempo”.

O autarca sublinha que, “se morrer alguém em Soengas não há onde o sepultar”, pelo que o crescimento do cemitério “é imprescindível”.

QUEREM ACEDER AOS DOCUMENTOS

As proprietárias vão fazer queixa da presidente da junta da União de Freguesias de Caniçada e Soengas, Fátima de Jesus, à CADA – Comissão de Acesso a Documentos Administrativos, argumentando que “continua a manter-se ilegalmente em silêncio, ou seja, sem dar resposta aos pedidos que lhe são formulados”. Tal viola o Código de Procedimento Administrativo, o qual no seu artigo 86 diz que têm de responder no prazo legal de 10 dias.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais