BRAGA –

BRAGA – -

Dos cinco adultos sírios acolhidos pela Cruz Vermelha de Braga só um se mantém no programa de recolocação de refugiados

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Dos 5 adultos (três homens e duas mulheres) acolhidos, desde 2016, pela Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) da delegação bracarense da Cruz Vermelha Portuguesa, apenas um se mantém com acompanhamento, sendo que quatro dos elementos abandonaram o programa, no decorrer da sua implementação.

Segundo Sónia Diz, responsável pelo CLAIM, refere, em nota à nossa redacção, que “o cidadão sírio que estamos a acompanhar, encontra-se já numa fase final, sendo já portador de Autorização de Residência. Este acolhimento traduz um caso de sucesso, nomeadamente na integração profissional, na aprendizagem/domínio da Língua Portuguesa, na relação com a comunidade envolvente e com a instituição CVP, onde também é voluntário”.

PUBLICIDADE

A Cruz Vermelha Portuguesa, de 2015 até Junho 2019, através de 24 estruturas locais acolheu 178 refugiados. Em 2015 acolheu o primeiro grupo de cidadãos ao abrigo do Programa de Recolocação, em Março 2017, um grupo de cidadãs ao abrigo do Programa de Reinstalação e em Novembro 2018, acolheu também cidadãos do Aquarius II.

Segundo o relatório Mundial das Migrações (2018), o Mundo assiste hoje a uma das deslocações mais representativa de pessoas dos últimos séculos: cerca de 224 milhões de migrantes (3,3% da população mundial), sendo que mais de 22 milhões se encontram na condição de refugiados.

O trabalho com migrantes vulneráveis (Migrações Forçadas) é uma das tradições de longa data do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, na resposta humanitária, no apoio à sua Integração, por via da diplomacia humanitária, defendendo a nível nacional e internacional a promoção os direitos dos migrantes, combatendo o racismo, a xenofobia e a discriminação.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS