VILA VERDE –  Duas famílias recebem chaves de habitações sociais

VILA VERDE –
Duas famílias recebem chaves de habitações sociais

O Município de Vila Verde entregou, esta segunda-feira de manhã, as chaves de duas habitações sociais a duas famílias carenciadas, que serão alojadas na Avenida Professor Machado Vilela.

As habitações entregues são de tipologia T2 e T3 e foram atribuídas às famílias que obtiveram maior pontuação na listagem resultante do concurso para atribuição de habitação social, sendo as duas famílias monoparentais e uma das quais beneficiária do Rendimento Social de Inserção.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o presidente da Câmara, António Vilela, refere que «sendo um encargo tão pesado no orçamento familiar, a garantia de uma habitação com condições e com uma renda calculada em função das características e rendimentos do agregado familiar (arrendamento apoiado), constitui um forte alívio nas dificuldades que estas famílias vivem dia-a-dia».

Para a vereadora Júlia Fernandes, «um poder local de proximidade tem que se pautar por políticas com uma forte componente de inclusão social, que representem uma importante almofada para as pessoas e famílias em situação de maior vulnerabilidade sócio-económica e que criem também condições para que todos tenham acesso a uma habitação condigna».

As habitações foram totalmente requalificadas, encontrando-se salvaguardadas as condições de conforto, privacidade e dignidade habitacional.

«O Município de Vila Verde considera que o direito à habitação é um direito fundamental que assiste a todas as pessoas, consagrado na Constituição da República Portuguesa, e sustenta-se que é cada vez mais necessária a participação dos Municípios no âmbito da acção social, com vista à progressiva inserção social e à melhoria das condições de vida das pessoas e famílias carenciadas», pode ler-se na mesma nota emitida pela autarquia.