MOURE (Vila Verde)

MOURE (Vila Verde) -

EB 2/3 de Moure promoveu acção de sensibilização sobre “Criminalidade Informática”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Rui Abreu, inspector do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Braga, esteve esta tarde na EB 2/3 de Moure para falar a alunos e pais sobre a criminalidade informática.

O potencial da Internet e os seus perigos, os vícios nos jogos, os ataques a sistemas informáticos, a pornografia de menores, as fake news, os predadores on-line e as pegadas digitais foram alguns dos assuntos discutidos naquela acção.

Perante cerca de meia centena de pais, o inspector, começou por dar asas à prevenção, informando que “a ideia principal é prevenir, tentando evitar problemas”, porque depois “as consequências podem ser graves”, informou.

Uma peça de teatro realizada por 3 alunas e alguns vídeos ali projectados alertaram para os perigos na utilização das novas tecnologias, recordando Rui Abreu formas usadas para “cair no conto do vigário”.
A menina com 13 anos de Ponte de Lima, aliciada no Facebook por Carlos Fernandes, o qual o tribunal de Ílhavo condenou a 8 anos e meio de prisão, foi um dos exemplos recordado.

A directora do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Martinha Soares, e a professora Isabel Sousa, participaram na iniciativa.

ovilaverdense@gmail.com

Por Emílio Costa (CO 1179)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.