Eduardo Madeira & Manuel Marques e Jean-Luc Godard no Theatro Gil Vicente em Janeiro

O Theatro Gil Vicente (TGV) arranca o ano de 2020 com uma programação que tem como destaques do mês de Janeiro Eduardo Madeira e Manuel Marques que levam ao palco a ‘Neverending Tour’ e um ciclo dedicado a Jean-Luc Godard.

Eduardo Madeira & Manuel Marques e  Jean-Luc Godard no dia 18, às 21h30, levam ao palco a ‘Neverending Tour’, um espectáculo em que o público é convidado a juntar-se às canções interpretadas pelo duo e a participar nas histórias que eles inventam – ou dizem inventar.

No entanto, o ano começa com cinema infantil com o filme ‘Como treinares o teu dragão: o mundo secreto’ pela Pipocada. Do mesmo estúdio de ‘Shrek’, ‘Madagáscar’ ou ‘O Panda do Kung Fu’ chega esta aventura protagonizada por guerreiros e os seus dragões que, desde 2010, sobrevoam os corações de milhões de espectadores. Com entrada gratuita e para maiores de 6 anos.

A sétima arte prossegue com as películas de Jean-Luc Godard, cineasta francês, conhecido por ter sido o precursor no movimento de filmes franceses da Nouvelle Vague dos anos 1960, com ‘Viver a sua Vida’ (7 de Janeiro|21h30), ‘Uma Mulher é uma Mulher’ (14 de Janeiro|21h30) e ‘Pedro, o Louco’ (21 de Janeiro|21h30), todos com entrada paga (3,50 euros – geral |gratuita – sócios da ZOOM), trazidos pela Cineclub ZOOM).

E no último dia de Janeiro é a vez da curta-metragem ‘A Lenda do Galo’, do barcelense Carlos Araújo, ser transmitida no cenário do espaço vicentino.

CICLO DE JAZZ

A música preenche cinco dias de programação, a começar com o ‘Concerto de Boas-Vindas a 2020’ pela Banda Musical de Oliveira + Coro da Banda (4 de Janeiro|21h30) que prometem proporcionar ao público um momento festivo com muita música e harmonia. O triciclo regressa em Janeiro com dois concertos: o primeiro ‘Sereias’, no dia 9, às 22h00, no TGV, e, no dia 24, à mesma hora, Filipe Miranda, músico e artista plástico regressa a Barcelos com o seu mais recente disco e que marca mais um importante capítulo na sua carreira. A actuação é no Museu de Olaria, com entrada paga (3,00 euros).

O Ciclo Jazz ao Largo volta ao Gil Vicente com o colectivo MAU, no dia 10 de Janeiro, às 22h00, também com o custo de 3,00 euros. E no dia 11, às 21h30, o Conservatório de Música de Barcelos leva ao Gil Vicente o ‘Concerto de Ano Novo’, que tem como protagonista a Orquestra Sinfónica do CMB, que apresenta obras de F. Shubert, D. Schostakovitch e J. Strauss. A entrada é gratuita.

TEATRO

O teatro está de volta ao cenário do espaço vicentino no fim de semana 25 e 26 de Janeiro. Primeiro, com ‘Trair pelos dois’ pel’O Branselho | Grupo de Teatro da Pousa (25 Janeiro|21h30), e depois com ‘Plastikus’ pelo Krisálida Teatro, inserido da rubrica ‘Em família no TGV’ que proporciona às famílias terem uma tarde de domingo por mês dedicada à cultura no Theatro Gil Vicente, de forma gratuita.

Até 25 de Janeiro pode ainda visitar a exposição ‘O Natal com os Fantoches do Lukas’, que evidencia o trabalho desenvolvido pelo Lukas, na arte de construção e manipulação de fantoches, com a exibição de diversos modelos inspirados nos temas do mundo real e imaginário.

Os bilhetes para assistir aos espectáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694).

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais