REGIÃO

REGIÃO -

Eixo considera “boa notícia” conclusão da electrificação da linha Porto-Vigo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Eixo Atlântico manifesta a sua satisfação pela conclusão de todos os testes necessários para se colocar em funcionamento a electrificação do troço ferroviário Guillarei-Tui, na província galega de Pontevedra, incluindo a circulação dos comboios electrificados em testes, conforme confirmou o administrador das Infra-estruturas Ferroviárias (Adif) ao Eixo Atlântico.

A isto soma-se a também a recente finalização da electrificação do troço português Viana do Castelo-Valença do Minho, que se encontra em período de testes e que que permite que este troço entre em funcionamento, previsivelmente, em Abril.

Em comunicado ao PressMinho/OVilaverdense/OAmarense, aquela entidade transfronteiriça, presidida por Ricardo Rio, presidente do município de Braga, expressa a sua satisfação pelo avanço da ligação ferroviária entre a Galiza e Portugal, uma medida que se insere na “reivindicação histórica” do Eixo para a ligação ferroviária da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, e que aguarda autorização da Agência Espanhola de Segurança Ferroviária para iniciarem o serviço.

Recorda, no entanto, ao Governo espanhol, para “a necessidade de viabilizar a saída sul ferroviária com a tramitação do troço Vigo-O Porriño para se conseguir ter tempos competitivos na ligação ferroviária entre A Coruña e Lisboa”

Para tal, refere o Eixo, “apenas é necessário licitar o estudo informativo preliminar, etapa inicial obrigatória para iniciar todo o processo de construção do novo troço até à fronteira que faz a ligação com a nova linha Fronteira-Porto, que já está a ser tratado pelo governo de Portugal, e cuja previsão é que esteja operacional antes de 2030”.

“Os avanços na ligação ferroviária entre a Galiza e o Norte de Portugal, para os quais o Eixo Atlântico trabalha há mais de uma década, são um sucesso para os cidadãos”, afirma o secretário-geral, Xoán Vázquez Mao.

“É uma boa notícia, mas lamentamos o atraso em Espanha para impulsionar a saída sul de Vigo”, refere aquele responsável.

O Eixo Atlântico, com 29 anos de existência, é o sistema urbano transfronteiriço mais antigo da Europa. Com as novas incorporações aprovadas este ano atinge a cifra de 39 sócios, com uma população de 7 milhões de habitantes entre a população directa e indirecta, sendo a terceira zona urbana da Península Ibérica (atrás de Madrid, Barcelona e Lisboa) e uma das dez primeiras na Europa.

A defesa das infra-estruturas de comunicação tem sido uma das constantes do Eixo nos últimos 25 anos, inicialmente centrada na linha Porto-Vigo, que posteriormente foi alargada ao eixo vertical Ferrol-A Coruña-Lisboa, e ao mapa ferroviário da Galiza que inclui a rota Ferrol-A Coruña-Lugo, Lugo-Ourense e a saída para França via O Barco de Valdeorras, que já está configurada pela UE como a rota galega do Corredor do Atlântico.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.