REGIÃO

REGIÃO -

Elevador de Santa Luzia já transportou mais de 15 mil pessoas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, transportou 15.313 pessoas durante Junho, mês em que assinalou 100 anos de existência, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala que entre 2007 e 2022 aquele que é “considerado um ex-líbris” da cidade transportou mais de 1,6 milhões de passageiros, com os meses de Julho e Agosto a serem os mais preenchidos.

Em 2019, ano anterior à pandemia da covid-19, o elevador registou 176.424 passageiros, tendo depois estado parado durante dois anos.

Em 2022, quando voltou a funcionar, até Agosto, 119.131 pessoas viajaram no elevador, sendo que depois foi desactivado por questões técnicas.

O elevador de Santa Luzia, inaugurado a 01 de Junho de 1923, voltou a funcionar cerca de 10 meses depois, após a autarquia ter investido mais de 400 mil euros para remodelação e modernização da infraestrutura.

Aquela estrutura, refere o texto, “vence um desnível de 160 metros em seis a sete minutos”.

“A viagem no elevador de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 680 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue”, acrescenta.

Em cada viagem, o elevador, construído sob orientação do engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, pode transportar 24 passageiros, 11 sentados e 13 em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.

A Câmara de Viana do Castelo conclui que este elevador que permite visitar o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus permite evitar que, diariamente, cerca de 100 viaturas subam ao monte de Santa Luzia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.