BRAGA - Embaixador do Japão visita a UMinho

BRAGA -
Embaixador do Japão visita a UMinho

O embaixador do Japão em Portugal vem esta sexta-feira, dia 5, à Universidade do Minho para o encerramento da “Semana Japonesa”. Jim Niimi profere a palestra “Relação bilateral Japão-Portugal: seis séculos de intercâmbio e o alargamento das relações nos últimos anos com ênfase nas relações económicas”, marcada para as 14h30, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), no campus de Gualtar, em Braga.

A Reitoria revelou hoje que a iniciativa tem entrada livre e é organizada pelo Departamento de Estudos Asiáticos do ILCH. Jun Niimi, que é embaixador do Japão em Portugal desde Novembro de 2017, vai ter ainda uma reunião com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e com o presidente do ILCH, João Cardoso Rosas.

A “Semana Japonesa” conta ainda esta quarta-feira, dia 3, com um concerto de música pela banda “Hurry Go Round” (às 18h00) e a visualização e discussão do filme de anime “Summer Wars” (20h30), no auditório no ILCH. Para quinta-feira estão previstos workshops de doce japonês “Shiratama dango” (16h00) e de “Hyakunin Isshu – Os 100 poemas clássicos e os seus jogos” (17h30), respetivamente na sala de convívio do ILCH e na vizinha Biblioteca Fernão Mendes Pinto (BFMP).

PUBLICIDADE

A “Semana Japonesa” já incluiu desde segunda-feira um workshop de origami (dobragem de papel) e sakura (cerejeiras em flor), uma prova de quimono, debates sobre cultura japonesa e sobre anime/manga em Portugal, bem como a exibição do filme “Departures/Okuribito”. A iniciativa visa promover a aprendizagem das culturas chinesa e japonesa, contando a colaboração da BFMP, da Embaixada do Japão, da Hurry Go Round, da PtAnime, da Associação de Debates Académicos da UMinho, da Rádio Universitária do Minho e do Clube Oriental.