INTERNACIONAL

INTERNACIONAL -

Vladimir Putin alvo de mandado de captura por crimes de guerra e sequestro de crianças

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu esta sexta-feira um mandado de captura contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra, pelo seu alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia.

Num comunicado, o TPI acusa Putin de ser “alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”.

O TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

Recorde-se que um relatório da Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Ucrânia, mandatada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, concluiu que a Rússia cometeu “crimes de guerra de grande alcance” na Ucrânia. Entre os crimes, segundo a agência de notícias Reuters, estão homicídios intencionais, tortura e deportação de crianças.

Segundo a publicação, o relatório publicado esta quinta-feira baseou-se em 500 entrevistas, imagens de satélite e visitas a locais de detenção e sepulturas e concluiu que as tropas russas levaram a cabo ataques indiscriminados e desproporcionais” contra a Ucrânia.

“As autoridades russas cometeram numerosas violações dos direitos humanos internacionais e violações do direito internacional, além de uma vasta gama de crimes de guerra”, lê-se no documento.

As conclusões do relatório surgem dias após o New York Times revelar que o Tribunal Penal Internacional (TPI) vai iniciar dois processos por alegados crimes de guerra contra a Rússia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.