REGIÃO

REGIÃO -

Empresas da CIM Cávado recebem apoio à produção nacional de quatro milhões

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A cerimónia de arranque do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN), enquanto segunda fase do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, arrancou esta segunda-feira com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Braga e da CIM Cávado, Ricardo Rio, salientou a importância deste instrumento de apoio directo ao investimento empresarial e produtivo, a fundo perdido.

“São cerca de 4 milhões de euros para apoio de micro e pequenas empresas, com discriminação positiva para investimentos localizados nos nossos territórios de baixa densidade, como Terras de Bouro, Vila Verde e Amares”, disse.

Ricardo Rio deu conta de uma “forte procura” a este programa, referindo que para uma dotação FEDER de 4 milhões foram submetidas candidaturas para cerca de 13 milhões de euros, o que representa uma procura de 300% para a dotação existente.

“Com 160 candidaturas apresentadas, vamos conseguir apoiar apenas 49 projectos num investimento total superior a 9 milhões de euros. Ficaram aprovadas, mas sem dotação, 80 candidaturas que necessitariam de 5,6 milhões de euros”, explicou Ricardo Rio, defendendo, por isso, o reforço da dotação deste programa para a NUTS III.

As candidaturas aprovadas provêm do sector da indústria têxtil e do vestuário, mas também de outros sectores como a metalomecânica, mobiliário, entre outros.

Ricardo Rio aproveitou a presença de Ana Abrunhosa para alertar para a necessidade de mais apoios para as micro e pequenas empresas.

“No Portugal 2030 que agora arranca, a CIM Cávado gostaria de ver a continuação deste tipo de programas de apoio intermunicipal às micro e pequenas empresas, mas com a certeza de termos aprendido com o passado. É necessária uma maior flexibilidade ao nível da gestão, da definição da dotação e dos sectores económicos a apoiar em cada momento”, referiu.

O programa, a segunda fase do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, pretende estimular a indústria, a produção nacional e a redução da dependência face ao exterior.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.