DESTAQUE (Região).

DESTAQUE (Região). -

‘Energizarte’ da EDP leva arte urbana a freguesias de Braga a pensar na inclusão social

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Braga e a Fundação EDP apresentaram esta sexta-feira, o ‘Energizarte’, um projecto que visa a implementação de intervenções artísticas de arte pública em meio rural, particularmente em territórios de baixa densidade, como instrumento de inclusão social.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o ‘Energizarte’ constitui “um compromisso com o território”. “Esta é uma iniciativa que vai reinventar o mobiliário urbano que a EDP possui nas freguesias que integram este projecto que deixará marcas no território”, salientou o autarca na sessão que contou ainda com a presença da vereadora da Cultura, Lídia Dias.

PUBLICIDADE

Enquadrado na Arte Pública Fundação EDP, o projecto decorre nas freguesias do concelho: Padim da Graça; Merelim S. Paio, Panoias e Parada de Tibães; Palmeira e Crespos e Pousada.

Juntando artistas consagrados (João Martinho Moura, Sebastião Peixoto e José Pedro Santos) com artistas locais, o ‘Energizarte’ prevê um processo participativo com a população local, de forma a dar corpo a um conjunto de intervenções artísticas, tendo por base o património cultural, as tradições locais e as situações sociais concretas.

A par da intervenção num conjunto de cabines eléctricas da EDP existentes nas referidas freguesias, o projecto vai possibilitar intervenções na Escola Básica de Crespos e no muro da praia fluvial de Merelim S. Paio.

www.pressminho.pt 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.