Na noite de sexta-feira, dia 30 de maio, o auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde acolheu o III Festival de Poesia Dita de Vila Verde, organizado pela Rede de Bibliotecas de Vila Verde, com a declamação de 20 poemas por 53 alunos das escolas do concelho.
O júri, constituído pela escritora Maria do Céu Nogueira, o professor Arnaldo Varela de Sousa e o psicólogo Paulo Santos, distinguiu um vencedor em cada um dos escalões.
O Agrupamento de Escolas de Vila Verde obteve duas vitórias e o Agrupamento de Escolas de Prado, o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e a Escola Secundária de Vila Verde obtiveram uma vitória cada.
Na Educação Pré-escolar venceu o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, com as duas representações: EB Monsenhor Elísio Araújo – Pico de Regalados e EB n.º 2 de Vila Verde – Centro Escolar.
No 1.º Ciclo do Ensino Básico venceu o Agrupamento de Escolas de Prado, com a representação da EB de Sobral – Cervães.
No 2.º Ciclo do Ensino Básico venceu o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, com a representação da EB de Moure).
No 3.º Ciclo do Ensino Básico venceu o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, com a representação da E.B. Monsenhor Elísio Araújo – Pico de Regalados.
No Ensino Secundário venceu uma das representações da Escola Secundária de Vila Verde.
O público também foi chamado a votar no poema da sua preferência, tendo sido eleita a apresentação do 2.º ciclo da Escola Básica de Moure.
ovilaverdense@gmail.com