EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -

EPATV debate violência sob o lema “Amo-te…mas”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As alunas do 1º ano do Curso de Esteticista e do Curso de Cabeleireiro da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) foram desafiadas a trabalhar temas em conjunto e de forma interdisciplinar, com uma palestra sobre a violência nas relações humanas intitulada “Amo-te… mas”.

A palestrante foi Inês Morais, formada no Instituto Português de Psicologia, com especialização avançada em psicologia cognitivo-comportamental na infância e adolescência e pós-graduada em neuropsicologia do adulto.

PUBLICIDADE

Foi possível visualizar os resultados do relatório anual do estudo nacional sobre violência do ano 2020, feito a jovens de ambos os sexos do 7.º ano ao 12.º ano, com a idade mínima de 11 anos e máxima de 21 anos.

Esse relatório indica que 58% dos/as jovens que já namoraram reportaram terem sofrido um dos comportamentos de violência questionados, sendo que 30% das raparigas e 20% dos rapazes foram insultados pelos respectivos companheiros.

Acresce que 25% das raparigas e 20% dos rapazes já foram proibidos e estar/falar com amigos/as durante a relação e a legitimação é quatro vezes superior nos rapazes relativamente a “comportamentos de violência sexual, nomeadamente, o pressionar para ter relações sexuais”.

Inês Morais forneceu todas as informações necessárias para alertas e contactos dos serviços de informação do apoio às vítimas de violência doméstica e todos os alunos participaram activamente num debate.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS