EDUCAÇÃO –  EPATV em reunião internacional sobre refugiados

EDUCAÇÃO –
EPATV em reunião internacional sobre refugiados

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) esteve presente na reunião do projecto Erasmus+ “Refugees and migrants seeking for their future in united Europe: past, present, future”, que decorreu na escola Colegiul National Preparandia Dimitrie Tichindeal, em Arad, na Roménia.

No decurso da reunião tiveram lugar vários workshops: “Formas de fazer os refugiados/requerentes de asilo úteis às comunidades locais”, “Estudo do impacto da migração e desenraizamento nos jovens migrantes”, “Integração de crianças migrantes” e “A situação dos refugiados e requerentes de asilo na Roménia”.

PUBLICIDADE

A visita inicialmente prevista ao campo de refugiados de Timisoara não se realizou, uma vez que o Ministério romeno do Interior não a autorizou. Contudo, o Inspetor da imigração presente nesta reunião descreveu o “modus operandi” do campo, assim como diversas especificações, quer processuais quer quanto à sua capacidade.

Os participantes visitaram a a escola secundária bilingue Josef Gregor Tajovski,  na cidade de Nadlác, em que se usa o romeno e o eslovaco para as aulas, uma vez que existe na localidade uma forte comunidade eslovaca, tendo-se debatido as formas de integração e multiculturalidade da Roménia e as boas práticas empreendidas.

Já na escola anfitriã, os parceiros tiveram oportunidade de assistir a aulas e presenciar as boas práticas da escola romena no que respeita à integração de alunos com diferente origem.

No final da reunião, houve lugar a uma mesa redonda perspectivando o habitual balanço das catividades realizadas e a realizar, assim como o agendamento da próxima reunião que decorrerá em Itália, entre 18 e 24 de Março de 2019.