EDUCAÇÃO –

EDUCAÇÃO – -

EPATV inicia novo ano com 30 turmas e reforça cooperação internacional

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) prepara-se para iniciar um novo ano lectivo, no dia 10 deste mês, «com uma revolução pedagógica, investimentos em mobiliário, ferramentas pedagógicas e uma cozinha Master Chef», anunciou a escola.

Ao longo dos últimos dois anos, a EPATV tem estado a desenvolver processos de evolução na operacionalização das situações de aprendizagem para conferir maior coerência entre as práticas pedagógicas e o perfil de aluno.

PUBLICIDADE

«A EPATV quer ser uma escola que faz aprender. Em vez de ensinar, respeita os ritmos de aprendizagem de cada um dos seus alunos, com situações de aprendizagem desenhadas em projectos integradores, sem esquecer a ligação ao tecido sócio-económico local. Quer ser, fundamentalmente, uma escola com sentido», destaca a Directora Pedagógica.

Sandra Monteiro revela que a EPATV irá realizar um investimento nas suas infra-estruturas educativas  mobiliário e ferramentas pedagógicas — de forma a que estas permitam adoptar «uma nova configuração dos espaços de aprendizagem de novos ambientes indutores de métodos activos e de actividades experimentais».

Estes novos espaços e instrumentos permitem «possibilitar uma ligação permanente ao mundo digital e global, maior flexibilidade na definição de objectivos e estratégias de ensino com um maior significado para as aprendizagens integradas num trabalho colaborativo entre alunos e equipa pedagógica».

O investimento ao nível dos espaços oficinais inclui uma cozinha Master Chef, equipada com 15 postos de trabalho, que possibilita uma «nova aprendizagem centrada no aluno, incorporando as melhores práticas e experiências e a crescente aproximação às necessidades e expetativas do mercado empresarial».

Surgirá também um Lab Kitchen para «testar e investigar novos produtos, serviços ou conceitos na área da alimentação e gastronomia».

Estas novas instalações permitirão a realização de concursos nacionais e internacionais, workhops, showcooking, formações modelares para profissionais na restauração ou formações temáticas para público geral.

TRINTA ALUNOS EM MOBILIDADE

Com 30 turmas de ensino profissional, a EPATV prepara-se, ainda, para acolher seis alunos carenciados de Breijinho da Nazaré (Brasil), dando início aos acordos celebrados em Março entre o Grupo Amar Terra Verde e os municípios do interior do Brasil — Pium e Breijinho da Nazaré —, para desenvolver humana e socialmente as populações destes territórios.

De acordo com o Director Geral do Grupo Amar Terra Verde, João Luís Nogueira, estes protocolos «aproximam duas culturas com raízes históricas comuns, proporcionando aos mais jovens a partilha de experiências culturais e históricas das sociedades actuais», através da realização de acções que valorizam estes laços numa «perspectiva de progresso e projecção para o futuro».

O grupo que inclui a Escola Profissional Amar Terra Verde e o ISAVE — Instituto Superior de Saúde — vai desenvolver no Município de Breijinho de Nazaré projectos comuns de «intercâmbio e cooperação, tendo em vista a organização e implementação de acções de ensino e formação profissional nas áreas de maior relevância para o desenvolvimento sócio-económico e cultural do Estado de Torcantins, Brasil», explicou João Luís Nogueira.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS