REGIÃO -

REGIÃO - -

EPATV mostra alimentação «sustentável e saudável» dentro e fora de portas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) respondeu ao apelo da FAO para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, assinalado esta quarta-feira, 16 de Outubro, realizando várias actividades de promoção de uma alimentação «saudável e sustentável disponível e acessível para todos».

A jornada abriu com uma dupla palestra com as nutricionistas Filipa Azevedo e Diana Picas, com moderação de Sara Cardoso, da DecoJovem, sobre a alimentação saudável, dentro e fora de casa, despertando os estudantes para a roda dos alimentos e para a leitura atenta dos rótulos, para além dos índices de consumo de sal, gorduras e de açúcar. Esta actividade foi dirigida especialmente aos alunos do primeiro ano dos Cursos Técnicos da Escola Profissional Amar Terra Verde.

IGUARIAS “SAUDÁVEIS” AO DISPOR

PUBLICIDADE

Os alunos dos cursos Técnicos de Pastelaria/Padaria e Restaurante/Bar foram confeccionando algumas iguarias “saudáveis” que foram oferecidas no Bar da Escola, tais como, pão de beterraba, pão de alfarroba, pão de cereais, bolo de maçã sem glúten, bolo de laranja e iogurte sem glúten, muffins de banana com pedaços de chocolate, queques de cenoura e coco, iogurte natural com granola e frutos vermelhos, água aromatizada com limão, gengibre e hortelã e sumo de laranja natural.

A manhã encerrou com um almoço temático, confeccionado pelos alunos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar e com a coordenação do Chefe José Vinagre e da Prof. Olga Martins. Creme de alho francês e crocante de amêndoa, falafel no forno com juliana de legumes e bolo de chocolate de pêra abacate com gelado de banana e canela, foram os pratos servidos.

Aqueles que não tiveram oportunidade de estar no auditório puderam assistir a alguns vídeos de sensibilização para o excesso do consumo de açúcar, sal e gorduras, na sala de aula, seguidos de um debate sobre o assunto, uma vez que a temática se insere num dos domínios da Cidadania e Desenvolvimento.

WORKSHOP PARA «PROMOVER LANCHES MAIS SAUDÁVEIS» NA EB1 DE BARBUDO

O 3.º ano do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, acompanhado pelo Chefe Rodolfo Melendrez, saiu de portas e durante a manhã realizou um workshop na EB1 de Barbudo, promovendo «lanches mais saudáveis e apelativos» aos alunos. Queques de aveia, maçã e banana; panquecas de aveia e banana; papas de aveia com maçã cozida, iogurte e mirtilos, foram algumas das sugestões.

A participação das crianças foi bastante activa na elaboração da ementa e na sua degustação, tornando a actividade bastante enriquecedora.

VISITA AO LAR DE 3ª IDADE VALE DO HOMEM

Da parte da tarde, o grupo visitou o Lar de 3.ª Idade Vale do Homem, em Lanhas, onde a temática era igualmente a promoção de uma alimentação saudável e variada. Este grupo etário tem «algumas dificuldades de mastigação» e as papas de aveia foram uma «excelente opção». A fruta e os lacticínios são também essenciais nestas idades.

Os idosos participaram com bastante entusiasmo no workshop e após a degustação ficaram motivados para a introdução destas novas sugestões na sua alimentação diária.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.