EDUCAÇÃO - EPATV promoveu “pedalada ambiental” pelos centros escolares de Vila Verde

EDUCAÇÃO -
EPATV promoveu “pedalada ambiental” pelos centros escolares de Vila Verde

Cerca de 40 alunos e professores da EPATV, acompanhados pela mascote “Pardalito Girito”, pedalaram ao longo desta quinta-feira pelos Centros Escolares do Concelho, numa jornada em defesa do “Ambiente e protecção da floresta”. Ao longo de mais de 40 quilómetros, os intervenientes passaram nos Centros Escolares de Turiz, Lage, Moure, Pico de Regalados e Vila Verde.

A Vereadora da Educação e Cultura do Município, Júlia Fernandes, sublinhou, no momento que antecedeu a assinatura do Pergaminho que evoca a jornada do Clube Eco-Escolas da EPATV, que «a Terra é o nosso lar, todos temos de cuidar dela para a deixar melhor para os nossos filhos e netos», aproveitando para dar os «parabéns à EPATV por todas as actividades solidárias, ambientais e culturais, sempre na linha da frente», pode ler-se em nota enviada.

Em cada Centro Escolar, o grupo de alunos apresentou um pequeno filme sobre a protecção da vida animal, da floresta e dos rios, a partir de um livro publicado em 2005, pela Câmara Municipal de Vila Verde, com histórias sobre a temática ambiental.

PUBLICIDADE

Em todos os Centros o programa encerrava com a assinatura, por cada Director, de um pergaminho onde estão descritas algumas regras e preceitos de educação ambiental que este programa vem dinamizando sob os lemas “Floresta: preservar é agir” e “Rios e mares: preservar é agir”.

“PARDALITO GIRITO”

Com base nos temas do ano das Eco-Escolas, a Floresta e os Mares, a história era protagonizada por um pardalito, o “Girito”, em que após a exibição do filme, a Professora Anabela Silva cantava uma canção ao ritmo da dança dos alunos e do “Girito”, a grande atracção de todas as crianças no fim de cada etapa.