SAÚDE –

SAÚDE – -

Escola de Medicina da UMinho recebe exposição dos 25 anos da Fundação BIAL

Share on facebook
Share on twitter

A Escola de Medicina da Universidade do Minho, em Braga, acolhe desde esta segunda-feira a exposição “Fundação BIAL – 25 anos”, que mostra a história desta entidade e a sua importância na investigação médica e científica em Portugal e no mundo.

A mostra vai ficar patente no átrio daquela Escola até 31 de Outubro, continuando depois a percorrer até final de 2020 vários locais de Norte a Sul do país, em particular as faculdades de Medicina e algumas instituições europeias e dos EUA.

A Fundação BIAL é considerada a primeira instituição mecenática portuguesa de carácter privado a dedicar-se às ciências médicas. As suas três áreas de actuação incluem os simpósios “Aquém e Além do Cérebro”, os concursos de apoios financeiros e projectos científicos e a atribuição de prémios.

1500 INVESTIGADORES

No global, foram financiados 692 trabalhos, envolvendo 1500 investigadores de 25 países, sobretudo do Reino Unido, Portugal e EUA.

O Prémio BIAL de Medicina Clínica já teve 672 candidaturas de 1700 médicos e cientistas de 20 países, tendo sido distinguidos 102 estudos sobre doenças cardiovasculares, reumáticas, diabetes, cancro e Alzheimer, entre outras.

Em 2018 nasceu também o prémio internacional BIAL Award in Biomedicine.

“Quando decidimos criar a Fundação, juntamente com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, decidimos fazer diferente”, disse o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.