A Escola de Negócios da Universidade do Minho vai mudar para o centro da cidade. A UMinhoExec – Escola de Formação de Executivos da Universidade do Minho vai ocupar o Edifício do Castelo, no coração da cidade de Braga, que estava devoluto, num investimento de nove milhões de euros, avança a instituição.
A mudança acontece graças a um investimento de cinco milhões de euros proveniente do Portugal 2030, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), sendo os restantes garantidos pelo Município de Braga e cerca de duas dezenas de entidades de vários sectores de atividade.
Situado onde outrora se ergueu o castelo medieval da cidade, o Edifício sediou a Escola Industrial de Braga, a Escola Secundária Alberto Sampaio e, mais tarde, serviços da UMinho, da autarquia e da Estradas de Portugal.
A cerimónia de lançamento da primeira ‘telha’ está marcada para esta sexta-feira, 23 de outubro, e vai contar com os responsáveis da CCDR-Norte, do Município de Braga, da UMinho e os representantes das 20 associadas fundadoras da UMinhoExec: Torrestir, dst group, Bragalux, Onires, IBG Europe, Mecwide, SC Braga, Grupo Casais, Officetotal Food Brands, Banco Carregosa, Grupo Erre, Impetus, Navarra, HUB7, Ordem dos Contabilistas Certificados, Petrotec, PwC, Silsa Confecções, Cachapuz e NBKS Digital Services.
A UMinhoExec nasceu há pouco mais de uma década e está ligada à Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da UMinho, cujo presidente é Luís Aguiar-Conraria.
A sua atividade tem tido impacto direto na qualificação de quadros superiores e dirigentes da região e do país, contando com mais de 6000 diplomados e de 160 programas realizados nas áreas de Gestão, Recursos Humanos, Gestão e Administração Pública, Contratação Pública, Marketing, Estratégia, entre outros, além de pós-graduações à medida para instituições, como a Caixa Geral de Depósitos, o Instituto de Segurança Social ou a Autoridade Tribuária, e projetos de consultoria empresarial/institucional.



