Estão a decorrer na EB de Prado sessões do programa “Por ti – Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”, dirigido a alunos, famílias, professores e funcionários, promovidas pelo GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) e pela Direção do Agrupamento de Escolas de Prado.
“Sabemos que as intervenções com vista à promoção do bem-estar dos adolescentes são uma necessidade premente, pois é nesta fase do desenvolvimento que surgem muitos problemas de bem-estar mental ou se acentuam vulnerabilidades e, nesse sentido, foram abrangidos por estas sessões todos os alunos do 7º, 8º, 9ºs anos e turma PIEF”, refere uma nota do Agrupamento.
Segundo o texto, este “programa pretende contribuir para o desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados”.
A decorrer até 2026, o programa “Por ti” é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.
“O objetivo é promover estratégias de regulação das emoções junto dos adolescentes e preparar professores para melhor enfrentarem dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos, procurando melhorar o bem-estar mental de todos”, sublinha o Agrupamento de Escolas de Prado.
As sessões são dinamizadas pela psicóloga Marta Romão, que aborda temas como os indicadores de bem-estar mental, os bloqueios e resistências a esse bem –estar, ajuda no processo de identificação das emoções e, principalmente, disponibiliza um conjunto de estratégias para ajudar a regular as emoções, num processo a que chama “dar a mão às emoções”.