BRAGA -

BRAGA - -

Escolas de Braga recebem mais 29 assistentes operacionais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Vinte e nove novos assistentes operacionais acabam de se juntar aos 150 colocados nas escolas do concelho de Braga nos últimos dois anos.

“Esta é uma área de vital importância para o executivo municipal e temos vindo a reforçar o quadro de assistentes operacionais com recurso à bolsa de recrutamento. Estes 29 colaboradores fecham o ciclo de contratações desta bolsa de recrutamento e são um contributo essencial para repor a capacidade de intervenção do Município nesta vertente tão importante na sociedade”, afirmou Ricardo Rio na cerimónia que decorreu esta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“O município passou a colocar 20 assistentes operacionais acima do rácio legalmente definido pelo Ministério da Educação, assumindo o orçamento municipal a totalidade dos encargos decorrentes destas contratações”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que a incorporação destes assistentes operacionais nos vários agrupamentos de escolas “tem em vista a melhorar o serviço prestado a toda a comunidade educativa”.

PUBLICIDADE

Entre Julho de 2018 e Janeiro de 2020, foram recrutados 150 novos assistentes operacionais – 133 mulheres e 17 homens –, com idades entre os 24 e os 62 anos, cujas habilitações académicas variam entre a escolaridade obrigatória e a licenciatura ou mestrado. Todos os novos colaboradores passaram a deter um vínculo permanente de trabalho em funções públicas na Câmara Municipal e “vêm colmatar as necessidades do dia-a-dia das escolas do concelho”.

Com o final do prazo legal desta bolsa de recrutamento, “e de forma a precaver a capacidade de resposta nesta área”, o município já lançou um novo procedimento concursal para uma outra reserva de recrutamento de assistentes operacionais de acção educativa, noticiou o autarca, adiantando que a este novo procedimento foram admitidos a concurso 1.101 candidatos.

“Esta bolsa de recrutamento permite-nos substituir de uma forma muito célere cada um dos recursos que forem saindo por aposentação ou outros motivos. Desta forma conseguimos a minorar os impactos que essas alterações possam ter no regular funcionamento das nossas escolas”, concluiu Ricardo Rio.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.