REGIÃO

REGIÃO -

Escolas de Ponte de Lima e Viana do Castelo vencem Olimpíadas de Educação Financeira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A turma 10.º M da Escola Secundária de Ponte de Lima e o 4.º A da Escola Básica de Monserrate, em Viana do Castelo, estão entre os vencedores de uma competição interescolas aberta a mais de 13 mil crianças e jovens de 50 municípios.

Os alunos obtiveram o melhor resultado das Olimpíadas de Educação Financeira nos escalões dedicados ao Ensino Secundário e ao 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo, respectivamente.

As Olimpíadas de Educação Financeira, uma das maiores competições interescolas promovidas pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, puseram à prova, através de um ‘quis’ digital, conhecimentos sobre áreas como planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular. Temas que fazem parte do projecto educativo ‘No Poupar Está o Ganho’ que junta, só neste ano lectivo, mais de 650 turmas.

PUBLICIDADE

Entre os vencedores nacionais da competição, estão duas turmas do Alto Minho. O 10.º M da Escola Secundária de Ponte de Lima destacou-se por alcançar a melhor pontuação de todas as turmas do Ensino Secundário que integraram as Olimpíadas de Educação Financeira, enquanto o 4.º A da Escola Básica de Monserrate, em Viana do Castelo, conseguiu o mesmo feito no escalão do 3.º e 4.º ano.

“As Olimpíadas de Educação Financeira são exemplo das dinâmicas pedagógicas que desenvolvemos no ‘No Poupar Está o Ganho’ e que contribuem para uma aprendizagem mais eficaz. Através de jogos, de conteúdos multimédia e da competição saudável entre turmas e escolas, este projeto cumpre a missão de integrar nas vidas dos mais novos conceitos de literacia financeira e de poupança que têm grande importância na sua formação enquanto futuros consumidores mais informados, conscientes e responsáveis”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, entidade criadora e promotora do ‘No Poupar Está o Ganho’.

Este projecto de educação financeira continua até final do ano lectivo, estando prevista a realização de um Concurso Final, onde as turmas participantes podem concorrer com a apresentação de um trabalho demonstrativo dos conhecimentos adquiridos e habilitarem-se a vários prémios.

Através do site do programa são disponibilizados conteúdos, actividades, jogos e desafios didácticos que podem ser acedidos em contexto de sala de aula ou individualmente pelos alunos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.