VILA VERDE –

VILA VERDE – -

Escolas recebem programa para aumentar o sucesso e reduzir o abandono escolar

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As escolas do concelho de Vila Verde vão implementar um Plano do Projecto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar que pretende elevar as taxas de sucesso escolar e reduzir as taxas de abandono.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Cávado foi criado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, no âmbito da PI 10.1: “Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais e informais, para a reintegração no ensino e formação”.

PUBLICIDADE

Este Plano define a sua abordagem como uma política territorial orientadora da acção, em articulação e complementaridade com as medidas de política educativa (PNPSE), priorizando o reforço dos factores complementares e recursos ao serviço da escola e das ferramentas metodológicas especializadas na promoção do sucesso escolar.

Financiado pelo Fundo Social Europeu em 85%, num investimento total de cerca de 455950,58€,esta medida assume-se como um instrumento de ligação e interacção entre as comunidades educativas do Cávado no combate aos níveis de insucesso escolar.

Neste contexto, o Município de Vila Verde apresentou três projectos que integram 13 acções, desenhadas pelos Agrupamentos de Escolas e pela Escola Secundária, que têm na sua génese a realidade de cada território em matéria de sucesso escolar/educativo, considerando ainda factores de ordem económica e social.

Todos os projectos têm como objectivo principal elevar as taxas de sucesso escolar e reduzir as taxas de abandono, sobretudo nos níveis de ensino mais críticos, utilizando abordagens diversificadas: através das artes, da tecnologia, do apoio psicossocial ao aluno e às famílias e do apoio especializado a alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Projecto I- Equipa de Promoção do Sucesso Educativo (Co-Parceria- Cruz Vermelha)
Agrupamentos de Vila Verde e de Prado

Acções:
I- Equipa de apoio ao aluno e à família
II- Psicologia no Desenvolvimento
III- Mentoria
IV- Educação Parental
V- Monotorização e Avaliação

Projecto II- Aprender a Ser com Competências Transversais
Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Vila Verde, Prado e Escola Secundária

Acções:
I- Competências Digitais
II- Prevenção+ Literacia
III- Pratico e Aprendo no Espaço Casa
IV- Monotorização e Avaliação

Projecto III- Vil’ Arte Educativa
Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Vila Verde e Escola Secundária

Acções:
I- Doce Som do Sucesso
II- A Arte como Instrumento de Sucesso
III- Olhar pela Lente
IV- Monotorização e Avaliação

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS