Escritórios da Savannah Resources em Boticas atacados novamente esta semana

Os escritórios da Savannah Resources, em Carreira da Lebre, Boticas, foram outra vez atacados na madrugada de quinta-feira, tendo a empresa informado esta sexta-feira que já entregou as imagens de videovigilância às autoridades.

A informação do ocorrido chegou à agência Lusa via correio eletrónico, assinado por quem alegadamente reivindica estes atos, um grupo de cidadãos anónimos, que se autodescreve como sendo integrado por “pessoas solidárias com a população residente na região do Barroso”, e que afirmou que “entrou, na madrugada de dia 19, nos escritórios da Savannah Resources, em Carreira da Lebre, Boticas”.

Segundo os próprios, danificaram os veículos da empresa britânica e pintaram a fachada de vermelho e escreveu a frase: “NÃO À MINA”.

Contactada esta sexta-feira, a empresa confirmou a situação de vandalismo e adiantou, numa resposta também via correio eletrónico, que “os sistemas de segurança da Savannah permitiram a recolha de imagens nítidas do ato criminoso ocorrido esta semana, perpetrado por quatro indivíduos na zona da Carreira da Lebre”.

As imagens, disse a Savannah, já foram entregues às autoridades, mais especificamente ao Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana (GNR), para ajudar a identificar os responsáveis o mais breve possível.

“Tal como no caso anterior em que já foram constituídos arguidos, acreditamos na atuação firme da justiça (…)”, mais disse a empresa, lembrando uma ocorrência idêntica há quase três meses.

A Lusa contactou a GNR distrital de Vila Real, que confirmou estar a investigar. As autoridades têm registo de vandalismo com pinturas e pneus de máquinas foram furados.

Este é o segundo caso semelhante que ocorre desde 3 de abril. “Reiteramos que estes atos de vandalismo não nos afastam do nosso compromisso. Os trabalhos das equipas da Savannah continuam a decorrer com total normalidade”, sublinhou a empresa na mesma nota escrita.

A Savannah quer explorar lítio na área de Covas do Barroso, no norte do distrito de Vila Real, mas a mina é contestada por populares, autarcas e ambientalistas.

Em fevereiro, os trabalhos de prospeção estiveram suspensos durante 15 dias em Covas do Barroso, em consequência de uma providência cautela.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais