Escuteiros da região de Braga da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) participaram, este sábado, num encontro da organização que decorreu em, Cernache, Castelo Branco, terra que se pensa ser o berço do Santo Condestável S. Nuno de Santa Maria, patrono da FNA e do Corpo nacional de Escutas (CNE).
O presidente da FNA a nível Nacional, Domingos Leal do Paço, justificou este encontro de mais de meio milhar de escuteiros, com objectivo de homenagear e assinalar o Dia de S. Nuno de Santa Maria que se comemorou no passado dia 6.
Sobre a escolha de Cernache, Leal do Paço justificou: “foi o local escolhido porque era o sítio onde, em família, devíamos vir. Era uma obrigação e um compromisso para com ele, que nos ilumina e encaminha no fazer bem e no sermos homens com ‘H’ grande”.
O evento incluiu um desfile, com uma fanfarra composta por escuteiros adultos da FNA da região de Braga e constituída para este dia.
Realizaram-se ainda as apresentações de trabalhos realizados pelos mais de 150 núcleos a nível nacional, cujos elementos, no dia-a-dia, se dedicam essencialmente a acções de voluntariado e solidárias. Em todo o país realizam acções a nível ambiental e social nos centros sociais e paróquias onde estão implantados. Foi igualmente apresentada a primeira edição de um livro da história da FNA de autoria de um associado.
Para o futuro a fraternidade tem como objectivo “apostar na expansão, chegar onde não existe FNA e fazer lá actividades para demonstrar que vale a pena aderir”, disse o responsável da FNA.
De referir que existem cerca de 84 mil escuteiros adultos em todo o mundo.