REGIÃO

REGIÃO -

Esposende aprova Plano Operacional de prevenção de incêndios rurais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Incêndios Rurais de Esposende aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2022, bem como o regimento de funcionamento da Comissão, estando assim apta a integrar o Sistema Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Segundo a Câmara Municipal, este plano operacional “traduz o esforço conjunto das várias entidades envolvidas, no sentido de agilizar os procedimentos de actuação e a mobilização de recursos, assim como, clarificar o papel e a responsabilidade de cada entidade interveniente, tendo como objectivo comum a protecção do território aos incêndios rurais”. 

São igualmente objectivos principais “a avaliação da vulnerabilidade do território e a prevenção de incêndios rurais, assim como a optimização dos meios e dispositivos operacionais” existentes de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).

A execução do POM visa optimizar as acções de vigilância, primeira intervenção, combate, rescaldo, e vigilância pós-incêndio, ambicionando uma resposta rápida, eficaz e coordenada face a eventuais ocorrências. Pretende-se assegurar a segurança de pessoas e bens e proteger o património natural existente.

O município Esposende alerta, ainda, para a necessidade de os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes com edificações, proceder à limpeza de matos e vegetação numa faixa de 50 metros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.