REGIÃO

REGIÃO -

Esposende assinala Dia do Peregrino com lançamento de doce alusivo ao Caminho Português da Costa

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Esposende assinala, entre esta quarta-feira e o próximo domingo, o Dia do Peregrino, com uma programação conjunta com a Esposende 2000 e Via Veteris, Associação Jacobeia de Esposende. Além de uma caminhada e da abertura da exposição ‘Santiago no Caminho’, o programa inclui a apresentação de um novo doce, alusivo ao Caminho Português da Costa.

As atividades, maioritariamente programadas para o próprio dia, prolongam-se até domingo, ocasião em que se realiza a ‘Caminhada Dia do Peregrino – De São Tiago a Santiago’.

No Dia do Peregrino, 13 de Outubro, acontece, entre as 06h00 e as 17h00, a recepção ao peregrino junto à ponte D. Luís Filipe. Aqui é oferecido um pequeno lanche, assim como é prestada ajuda, em caso de necessidade, aos peregrinos, através das forças de socorro locais.

PUBLICIDADE

O programa prossegue, pelas 18h00, no Centro de Informação Turística de Esposende, com a inauguração da exposição ‘Santiago no Caminho’, da autoria de Paulo Sá Machado. O espólio desta mostra foi reunido ao longo de muitos anos, valorizada com novas peças, e já esteve patente em cerca de vinte municípios, alguns dos quais em Espanha.

“Esta exposição pretende mostrar as diferentes formas de Caminhar, com imagens, bustos, cartazes, documentos e livros que mais não são que o repositório do que o Peregrino pode apreciar, valorizando e entendendo um percurso que vai muito além do mero caminhar”, explica a autarquia. Referindo que “Caminhar no Caminho torna-se uma experiência única, enriquecedora e que marca, indelevelmente, a personalidade de quem o faz, independentemente dos motivos que levam a pessoa ao Caminho: fé, turismo, convívio ou outro qualquer”.

A par da inauguração é e lançado um novo doce, alusivo ao Caminho Português da Costa. ‘Caminho’ é mais uma criação do pasteleiro Pedro Carneiro, da confeitaria Rio Doce, autor, também, da famosa ‘Catraia’.

A encerrar as atividades do Dia do Peregrino realiza-se, no Auditório Municipal, pelas 21h00, a tertúlia ‘Caminho de Santiago, do passado ao presente e que futuro’.

DOMINGO

Por fim, no domingo, dia 17 realiza-se a ‘Caminhada Dia do Peregrino – De São Tiago a Santiago’, com uma distância de aproximadamente 10 quilómetros, com início em Antas, junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios e que termina em Anha, junto à Igreja paroquial de São Tiago, percorrendo, portanto, um “pedaço do Caminho” e descobrindo algumas novidades e curiosidades. 

A concentração acontece às 08h00 junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Antas, e a chegada está prevista para as 12h00, junto à Igreja de São Tiago, na vila de Anha. 

A organização faculta aos participantes transporte de regresso a Antas. Mais informações em www.visitesposende.com e inscrições para a caminhada em www.esposende2000.pt

Recorde-se que O Caminho Português da Costa percorre a orla marítima, desde o Porto, passando por Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, até Valença. 

Ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS