REGIÃO

REGIÃO -

Estatísticas mostram que mais de 2000 peregrinos já fizeram o caminho de Braga a Santiago de Compostela 

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Segundo as associações “Codeseda Viva” e a plataforma “Berán no Caminho/AJCMR”, o Caminho da Geira e dos Arrieiros foi o caminho escolhido por cerca de 2119 peregrinos desde que foi apresentado há cinco anos.

Destes peregrinos, 90% começou em Braga o seu itinerário com destino a Santiago de Compostela e mais de metade (1060) fizeram-no a pé. Estes dados significam que, todos os dias, desde 2017, há pelo menos um peregrino a começar o percurso de 240 quilómetros que liga as capitais do Minho e da Galiza.

Com a análise destes anos verificou-se que até ao final do mês de Novembro deste ano, 779 pessoas fizeram este percurso, registando o segundo valor mais elevado a seguir ao ano de 2019, onde 862 peregrinos se fizeram ao caminho. 

PUBLICIDADE

Destes dados, apurou-se ainda que 75% dos caminhantes são portugueses e 20% são de nacionalidade espanhola. Os restantes 5% estão repartidos por países como Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Para o presidente da associação “Codeseda Viva”, Carlos de Barreira, estas estatísticas representam «algo de inédito entre os caminhos de Santiago, que ainda está à espera do reconhecimento do governo da Galiza», recordando que aguarda que este organismo e o governo português «decidam oficializá-lo em breve e dotá-lo de melhores condições».

Carlos Barreira afirmou também que este caminho «não precisa de ações de marketing para a sua promoção, pois os próprios peregrinos são os seus melhores divulgadores» e manifestou ainda a intenção de organizar, no próximo ano, um encontro de peregrinos para «assinalar o Ano Santo Jacobeu e consolidar Berán como ponto de referência».

De recordar que o Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 e reconhecido pela Igreja em 2019, sendo um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios como a Geira Romana e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos cinco que liga directamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.