PAÍS – Estudantes ficam sem passe se Governo não pagar o que deve

PAÍS –
Estudantes ficam sem passe se Governo não pagar o que deve

Os estudantes do ensino básico, secundário e do ensino superior podem ficar sem descontos nos passes já em Dezembro. O ultimato foi lançado esta terça-feira pelo Presidente da Associação de Transportadores Rodoviários de Passageiros (ANTROP), Luís Cabaço Martins, em entrevista à TSF e à Rádio Renascença.

A associação acusa o Governo de não pagar desde o início do ano os descontos impostos aos passes 4-18 e sub23. Face à dívida acumulada de 13 milhões de euros, o presidente da ANTROP diz que “no fundo o Estado está a fazer política social à custa das empresas”.

Citado pela Renascença, Luís Cabaço Martins recorda que existe um acordo para pagamento mensal onde as “empresas fornecem informação ao Instituto da Mobilidade e Transportes, que confere os valores, manda para as Finanças e as Finanças pagam”. Garante, no entanto, “que nada acontece” porque é necessária uma resolução do Conselho de Ministros a autorizar a liquidação dos montantes.

PUBLICIDADE

Uma questão burocrática a que o Governo terá que dar seguimento para que os estudantes não tenham que pagar mais pelo passe já no próximo mês. Mas agora, para além de saldar as dívidas urgentes, as empresas vão também exigir juros pelo atraso no pagamento das dívidas.