EUROCITIES discute em Braga integração de comunidades ciganas

Ricardo Rio abriu esta terça-feira um encontro de três dias, organizado pela EUROCITIES, onde se discute papel que as cidades têm na integração das comunidades ciganas, a decorrer no Edifício do Castelo.

O presidente da Câmara destacou que para Braga “é um orgulho receber este encontro, pois é sinal que as nossas políticas para construir uma cidade mais inclusiva estão no bom caminho e esta é uma forma de darmos a conhecer as nossas políticas sociais, mas também de aprender com exemplos de outras cidades e melhorar ainda mais o que estamos a fazer”.

Este encontro, promovido directamente pelo Grupo de Trabalho de Integração da Comunidade Cigana do Fórum dos Assuntos Sociais da EUROCITIES, traz a Braga cerca 12 cidades europeias, como Viena, Gotemburgo, Berlim, Ghent ou Turim, além de responsáveis da Comissão Europeia e outros técnicos que trabalham na área.

O autarca destacou ainda que “Braga é uma cidade empenhada na EUROCITIES nas suas mais diversas dimensões e prova disso é que este ano fomos a quinta cidade de rede a assinar o compromisso com os Pilares Europeu dos Direitos Sociais, uma iniciativa que visa estimular a contribuição a nível local para uma Europa mais coesa e inclusiva”.

Ricardo Rio realçou também que Braga “tem vários projectos a decorrer nesta área, como a regeneração dos bairros sociais das Enguardas, Santa Tecla e também Andorinhas, mas ainda outro tipo de intervenções sociais como os projectos ‘Quem tem medo’ ou (Re)Escrever o nosso Bairro’, que colocaram as nossas políticas sociais como um exemplo de boas práticas”.

O edil espera também que os diferentes agentes de Braga envolvidos nesta iniciativa, como a Cruz Vermelha, a BragaHabit ou o Departamento Social do Município, “possam também aprender com os bons exemplos que nos são trazidos pelos nossos parceiros europeus”.

Sob o lema ‘Como desenvolver um plano integrado de sucesso para a inclusão da comunidade cigana’, durante três dias são analisadas as respostas sociais de Braga a este problema e efectuada uma revisão critica sobre os diferentes projectos, com os especialistas presentes a analisar as práticas, perceber o contexto e realizar entrevistas com beneficiários e profissionais.

Com base nesses elementos, são ainda analisados os pontos fortes e os pontos a serem melhorados e realizada uma avaliação global. O objectivo é, também, formular acções concretas para o futuro, partilhando práticas de outras cidades.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais