INTERNACIONAL –

INTERNACIONAL – -

Eurodeputado José Inácio Faria integra comitiva que visita Nicarágua

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O eurodeputado José Inácio Faria, eleito pelo Movimento Partido da Terra (MPT), integra a delegação de representantes do Parlamento Europeu que se deslocarão à Nicarágua entre os dias 23 e 26 de Janeiro.

Membro da Delegação para as Relações com os Países da América Central (DCAM) e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (DLAT), o eurodeputado português, natural de Viana do Castelo, refere que «a visita assume particular importância no actual contexto político e social que se vive na Nicarágua».

PUBLICIDADE

«A presença de eurodeputados no país, neste momento, pode contribuir para alcançar uma solução negociada para a crise e ser um factor de esperança para os nicaraguenses que, no seu país e no exilio, aguardam o fim da repressão e das graves violações dos direitos humanos que causaram já mais de 300 mortos», sublinha.

Durante a visita, os eurodeputados reunir-se-ão com o presidente da República da Nicarágua, Daniel Ortega, com o +residente da Assembleia Nacional, Gustavo Porras, com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e com membros da Comissão dos Assuntos Externos.

A delegação requereu, ainda, ao Governo da Nicarágua condições para reunir-se com activistas políticos, defensores dos direitos humanos, ambientalistas e presos políticos.

No final desta visita, a delegação apresentará ao Parlamento Europeu um relatório sobre as suas observações, com as conclusões acerca das reuniões com representantes governamentais, da oposição e da sociedade civil.

Considerado um dos países mais estáveis e seguros da América Central, a Nicarágua vive hoje, desde as manifestações de 18 de Abril de 2018, a pior crise sociopolítica desde a queda da ditadura de Somoza e do triunfo da Revolução Sandinista em 1979.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS