REGIÃO

REGIÃO -

Ex-aluno do Politécnico de Viana do Castelo vence prémio internacional de design

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um ex-aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) conquistou um dos mais prestigiados prémios a nível da qualidade no mundo do design, com a apresentação do seu projecto, a secretária “Piano”.

João Teixeira, antigo aluno da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) recebeu o “iF Design Award 2022” e afirmou que esta distinção «vem trazer projecção e validação ao projecto», admitindo que a «abordagem dos conceitos durante a licenciatura e o mestrado têm feita toda a diferença» na sua carreira profissional. 

Durante o desenvolvimento da secretária “Piano”, João Teixeira afirma que a ideia principal foi «pensar numa solução orientada para as novas necessidades do teletrabalho», tendo, por isso, dado especial atenção à «potencialização da produtividade, criatividade e concentração através de um simples “stand” metálico inspirado na forma como os pianistas apoiam as suas notas musicais». 

PUBLICIDADE

O antigo aluno da licenciatura em Design do Produto revelou que, com este recurso, os utilizadores experienciem métodos de trabalho «mais inteligentes e estimulantes de forma natural ao colocarem livros ou outros documentos no apoio metálico, tornando-os parte integrante do espaço de trabalho». 

João Teixeira acrescentou ainda que o suporte metálico também foi pensado para «facilitar na tarefa de organização de cabos e carregadores» e assumiu que com esta distinção e repercussões positivas face ao seu projecto, este conseguiu «chegar ao interesse da indústria produtiva, mais concretamente o FK Grupo, empresa brasileira com sede em São Paulo, no Brasil». 

PREMIADO DESTACA «FORMA ÚNICA» DE TRABALHAR NA LICENCIATURA E MESTRADO

Acerca do impacto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão ao longo do seu percurso profissional, João Teixeira não tem dúvidas e deixa a garantia que «a formação é bastante diversa e o método de aprendizagem e a relação com a indústria são diferenciadores». 

João Teixeira iniciou a sua formação académica na ESTG-IPVC com uma Licenciatura em Design do Produto, em 2013, seguindo-se um Mestrado em Design Integrado, em parceria com a Corticeira Amorim (2016). «O facto de termos aproximação com as empresas e apresentarmos projectos reais em contextos reais faz toda a diferença», garantiu o antigo aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.