REGIÃO

REGIÃO -

Expensive Soul, Camané e Feira de Artesanato no programa das Gualterianas de Guimarães

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As Festas da Cidade e Gualterianas decorrem, em Guimarães, até ao dia 8 de Agosto, contando com um programa que engloba a vivência de tradições centenárias e que se constitui como «uma das mais importantes atracções festivas de toda a região Norte do país».

Este ano, são diversas as actividades presentes nas festividades que vão desde o artesanato à diversão, com concertos de “Expensive Soul” e de Camané, na Praça da Plataforma das Artes, passando pelas várias actuações artísticas de expressões tradicionais.

O programa contempla ainda celebrações religiosas, a feira de artesanato e uma exposição de fotografia alusiva a acontecimentos decorridos na edição de 1947 destas Festas da Cidade.

No que diz respeito aos “Expensive Soul”, que sobem ao palco na sexta-feira, a banda promete «elevar o seu legado nesta digressão com passagem pela cidade-berço», num concerto que vai contar com um largo conjunto de músicos e com a participação dos Velhos Nicolinos da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG).

Já no sábado, o palco pertence a Camané, fadista português e um dos intérpretes mais respeitados pelos seus pares, contando já com dez discos de originais, tendo lançado o seu último projecto em Outubro do ano passado.

O artista vai proporcionar ao público a oportunidade de ver e ouvir uma das vozes «mais representativas do nosso fado» e o mesmo será acompanhado pela viola de Carlos Manuel Proença, a guitarra de José Manuel Neto e o contrabaixo de Paulo Paz.

A destacar ainda a Feira de Artesanato de Guimarães, que vai promover o talento de 38 artífices portugueses e o seu trabalho artesanal, bem como a exposição de fotografia “A Reconstrução – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947”.

Para além disso, os próximos dias prometem ser recheados de «enérgicas e criativas actuações», que vão trazer à cidade nomes como Curinga, Zabadum, Ruído à Portuguesa e manifestações culturais tradicionais como o Desfile e Concentração de Grupos de Bombos, Cantares ao Desafio, Noites de Fado, Festival de Folclore, Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, Despique de Bandas, a Feira de Gado e Concurso Pecuário, Desfile de Charretes Antiga.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.