CULTURA - Exposição de Artur Passos mostra Semana Santa de Braga das décadas de 1950 e 1970

CULTURA -
Exposição de Artur Passos mostra Semana Santa de Braga das décadas de 1950 e 1970

A Casa dos Crivos, em Braga, tem patente até 12 de Maio, a exposição “Páscoa de Artur Pastor”, uma mostra fotográfica constituída por 33 fotografias provenientes do Núcleo Fotográfico do Arquivo Municipal de Lisboa.

Mais uma vez, o espólio de Artur Pastor (1922-1999) é apresentado publicamente em Braga, cidade à qual devotou um particular interesse. Os instantes captados pela sua “rolleiflex” mostram uma Braga desconhecida para muitos, particularmente no contexto histórico e social das décadas de 1950 a 1970.

Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, que esta segunda-feira inaugurou a exposição estas as imagens expostas permitem perceber como no passado recente se vivia este período dai Semana Santa.

PUBLICIDADE

«É o nosso património e o das nossas gentes. Através desta exposição conseguimos perceber uma época e enquadrar a importância destas celebrações», afirmou.

Nessa transposição para o passado, viajar pelas tradições pascais na cidade de Braga e seu entorno, onde se destacam as procissões, mas particularmente o compasso pascal. Partindo desta mostra fotográfica pode-se entender melhor a história e evolução das solenidades bracarenses da Semana Santa.

A mostra resulta de uma selecção de obras contemporâneas, pictóricas e escultóricas, de carácter artístico, abstracto e figurativo, de evidente beleza e de uma singular expressividade e sensibilidade, capaz de fundir-nos num silêncio cheio de vida.

No âmbito desta exposição estão agendadas visitas orientadas nos dias 23 e 30 de Abril e 7 e 14 de Maio, às 10 horas. A entrada é livre