VILA VERDE

VILA VERDE -

Exposição “Flores Migratórias” patente na Biblioteca Municipal até dia 25 de Junho

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

“Flores Migratórias” é o nome da exposição que está patente na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela a partir desta quarta-feira, 26 de Maio. A mostra, da autoria do artista plástico mexicano Rafael Ibarra, estará patente até 25 de Junho e foi inaugurada esta manhã.

No decurso da XI Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, o artista plástico mexicano, residente em Vila Verde, lançou o desafio à Câmara Municipal em criar uma obra inspirada nas suas raízes.

Conforme explicou o autor, “Flores Migratórias” inspira-se na «multiplicidade de flores de origem mexicana importadas para o continente europeu durante a época dos Descobrimentos».

PUBLICIDADE

Através da obra, o artista pretende realçar o carácter «metafórico da viagem do pólen», em analogia à viagem do homem.

Durante o processo de produção da obra, Rafael Ibarra contou com a colaboração dos alunos da Escola Secundária de Vila Verde, partilhando técnicas, saberes e a sua própria identidade.

Na sessão de inauguração, a Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, destacou o «trabalho de complementaridade» com os alunos do curso de Artes da Escola Secundária de Vila Verde.

«A cultura faz-se com todos, com estas redes e parceiras», acrescentou.

Segundo João Graça, director da Escola Secundária de Vila Verde, «é fundamental que estas aulas deslocadas aconteçam. O “ecossistema Escola” é muito maior que somente o das salas, pois as aprendizagens podem acontecer em vários cenários».

Para Luís Coquenão, director artístico da Bienal, Rafael Ibarra traz, através destas obras, uma «mais-valia» interessante, o «ambiente cultural no México». Notou, ainda, a forma «genuína» que tem caracterizado os trabalhos realizados pelo artista plástico.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.