VILA VERDE

VILA VERDE -

Exposição “Lotarias Portuguesas – Do Céu à Terra” patente na Biblioteca Municipal até 6 de Abril

Share on facebook
Share on twitter

A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, tem patente ao público a partir desta sexta-feira (17 de Março) e até ao próximo dia 6 de Abril a exposição “Lotarias Portuguesas – Do Céu à Terra”. As mais de 200 cautelas distribuídas pelo espaço – datadas desde 1940 até à actualidade – foram cedidas pelo colecionador António Meireles Martins, de Guimarães, tendo a curadoria da mostra estado a cargo do professor Capela Miguel.

Pela primeira vez em Portugal, a exposição de lotarias que está aberta ao público integra o programação “Aqui há Cultura”, promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde, EPATV e Biblioteca Municipal.

«São milhões de euros que nunca saíram», sublinhou Capela Miguel, no decorrer da sessão de apresentação decorrida na manhã desta sexta-feira, depois de exemplificar pela voz o “habitual” pregão ouvido aquando da venda das lotarias.

Entre diversos cartazes e lotarias, as referências a episódios marcantes da história de Portugal, personalidades e figuras ou monumentos são alguns dos elementos identitários da história do País e que assim ganham outro destaque estando patentes nos muitos bilhetes expostos.

«EXPOSIÇÃO INÉDITA»

Conforme referiu a presidente de Câmara Municipal, Júlia Fernandes, a sessão de abertura desta exposição «inédita, original e interessante» marca o «pontapé de saída» do “Aqui há Cultura” 2023, através de um «espólio riquíssimo de cautelas».

«VIAGEM AO PASSADO»

Já o director-geral da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), João Luís Nogueira, apontou que «entre a sorte e o azar fica a competência». Em jeito de brincadeira e tendo em conta o nome da exposição, João Luís Nogueira disse ainda que «as cautelas, quando premiadas, levam-nos da terra ao céu».

«NÚMERO DA SORTE NÃO É PARA QUEM ESTÁ A CONTAR MAS SIM PARA QUEM NÃO ESTÁ À ESPERA»

Por forma a explicar um pouco da concepção da exposição aos muitos alunos presentes na sessão de abertura, Capela Miguel – curador responsável da mostra – abordou a história da criação das lotarias, o seu propósito, distribuição e prémios, sublinhando, em tom “divertido”, que «o número da sorte não é para quem está a contar mas sim para quem não está à espera».

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Abril de 2023.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.