VILA DE PRADO

VILA DE PRADO -

Exposição “Momentos da Vila de Prado” patente na Biblioteca Comendador Sousa Lima

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima está a acolher a partir deste sábado, 17 de Setembro, a exposição “Momentos da Vila de Prado”, da autoria de João Gonçalves Pinto. A mostra é composta por vários quadros alusivos a monumentos de património da Vila de Prado, feitos de vários materiais como arroz, pedaços de madeira, cartão, entre outros.

Na sessão de inauguração – que decorreu este sábado – marcaram presença para além do autor e algum público os vereadores da Câmara Municipal de Vila Verde Manuel Lopes e Patrício Araújo e ainda Sónia Araújo, da Junta de Freguesia da Vila de Prado. 

A acompanhar e a “abrilhantar” o momento estiveram também alguns alunos da Escola de Música da Vila de Prado, os quais Miguel Ângelo e Iara Barbosa, e o professor Luís Pinho.

JOÃO GONÇALVES PINTO

Nasceu a 27 de Julho de 1952, natural de Ruães, Braga. Casou e veio morar para a Vila de Prado, terra Natal da esposa e aqui reside desde então.

Autodidata e apaixonado desde os 5 anos pelas coisas da natureza e pelo que o rodeava, desde cedo começou a fazer quadras populares e tudo em volta do tema, começando pelo desenho e construção de objetos com aproveitamento de materiais, dando uma segunda utilidade.

Cresceu a ver a mãe fazer tapetes de Arraiolos e cedo lhe encantou os pormenores dos rabiscos e como ela preenchia os desenhos com as cores das lãs, começou a construir os seus próprios brinquedos como era habitual nas crianças da sua idade.

Há cerca de 10 anos, já reformado, a propósito das Festas das Colheitas da Vila de Prado, resolve fazer um quadro alusivo às colheitas, usando o que tinha lá por casa, como massas (de várias formas e feitios), arroz, pedaços de madeira, cartão, etc..

Depois, começou a realizar estes quadros como terapia ocupacional e nunca mais largou o gosto por estas “construções”, realizando em seguida o quadro da Igreja matriz da Vila de Prado, pela seguindo uma Custódia e outros monumentos de património da Vila de Prado.

Pelo meio, realizou outros de natureza livre e temática a pedido dos filhos ou amigos, mas a sua paixão é mesmo o bem-estar que lhe proporciona a realização dos mesmos.

Já expôs na Biblioteca da EB 2,3 de Vila de Prado e falou com as turmas que a visitaram e até mesmo, já conseguir passar o gosto para um ou outro aluno que quando o encontraram na rua, lhe contam que agora também fazem quadros do mesmo género, para se ocuparem.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.