CULTURA -

CULTURA - -

Exposição “Segredos do Cávado” patente na Biblioteca Municipal ao longo do mês de Abril

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Foi inaugurada esta manhã, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, a exposição “Segredos do Cávado”, enquadrada no projecto “Aqua Cávado, o rio que no une”. A exposição, promovida pela CIM do Cávado e pela Agência de Energia do Cávado, mostra parte do património existente entre os Rios Cávado e Homem.

Durante a apresentação, o Director Executivo da CIM Cávado, Luís Macedo afirmou que esta tem como objectivo «promover a divulgação do património, a sua descoberta e importância a vários níveis».

«Mostrar o património para que as pessoas o descubram. Ser visto, apreciado e conhecido é um primeiro passo para garantir a sua permanência no futuro», referiu.

PUBLICIDADE

O Historiador Eduardo Pires de Oliveira, também ele presente na inauguração, explicou que o contacto que teve com os testemunhos das pessoas, sempre foi «muito agradável e rico, mas não passava imagens. Quando olho para aqui consigo perceber o espaço, o contexto. As fotografias são memórias fantásticas do tempo e mexem connosco».

Já o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, enalteceu a importância dos rios no território, sempre «influenciado pela sua presença. É um recurso essencial. O que aqui vemos faz parte do passado mas também da actualidade, pois demonstram o quanto que estes recursos são essenciais para o desenvolvimento do território».

«Estas exposições mostram uma imagem do passado valorizando o património, o que ele deu para as nossas gerações e, acima de tudo, virá dar para as próximas».

A exposição é composta por fotografias dos arquivos dos Municípios do Cávado, da EDP Produção, da UM-Museu Nogueira da Silva e do Museu da Imagem, tendo contado com a colaboração do pintor Luís Coquenão na concepção e apresentação, do historiador Eduardo Pires de Oliveira, que contribuiu com um texto expositivo e alusivo à mesma e ainda com os voluntários da CIM Cávado na montagem.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS