VILA VERDE - Exposição “Vilaverdenses na 1ª grande guerra” patente ao público no Município até 30 de Novembro

VILA VERDE -
Exposição “Vilaverdenses na 1ª grande guerra” patente ao público no Município até 30 de Novembro

Para assinalar os 100 anos do fim da Grande Guerra e homenagear os combatentes vilaverdenses que nela participaram, em nome do povo português, está patente ao público, no Município de Vila Verde, a Exposição “Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra”, que pode ser visitada das 8h30 às 16h30, em dia úteis, até ao dia 30 de Novembro. 

A homenagem é constituída por mais de uma dezena de painéis que retractam a história dos soldados vilaverdenses durante o combate, o seu ambiente social, económico e político da época, bem como as notícias da imprensa local.

LIVRO – “Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra (1914-1918)”

PUBLICIDADE

O livro “ Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra (1914-1918)”, da autoria de Albino Penteado Neiva, inseriu-se no âmbito dessas comemorações e constitui, hoje, uma especial homenagem aos 396 vilaverdenses oriundos de diversas freguesias do Concelho, que partiram para o combate na Flandres, Moçambique e Angola.

CENTENÁRIO DO ARMISTÍCIO

No passado domingo, 11 de Novembro, assinalou-se o Centenário do Armistício. A paz foi assinada em 1918, pondo um fim formal à Primeira Guerra Mundial. O tratado conhecido por “Armistício de Compiègne” foi assinado entre os Aliados e a Alemanha, e deu assim por terminado o maior conflito armado que o mundo já tinha vivido na época.