REGIÃO

REGIÃO -

Famalicão já vive a Semana Santa

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Já se vive a Semana Santa em Vila Nova de Famalicão. A 1.ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão aconteceu no passado sábado e foi o pontapé de partida para uma programação variada, que dura até dia 15 de Abril. Esta sexta-feira a propostas é a Via Sacra Jovem.

Desde périplos pelo património Religioso de Famalicão à Procissão do Enterro do Senhor, a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa, passando pela gastronomia, música e cinema, são vários os motivos que uma visita centro urbano da cidade neste período pascal.

O programa propõe a Via Sacra Jovem (esta sexta-feira), Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (2 de Abril), Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’ (2 de Abril), animação de rua por um Grupo de Farricocos (6 e 7 de Abril), recriação da ‘Última Ceia’ (6 de Abril), Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’ (6 de Abril), celebração da Paixão do Senhor (7 de Abril), procissão do Enterro do Senhor (7 de Abril) e Solene Vigília Pascal (8 de Abril).

A gastronomia também está bem presente. A ‘Páscoa Doce’, nos dias 1 e 2 de Abril, na praça D. Maria II, engloba um mercado dedicado à doçaria portuguesa, havendo iguarias para todos os gostos, até para os mais artísticos, com espectáculo de dança, música, conversa e prova de vinhos verdes, e, a novidade deste ano, o ‘1º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa’, no dia 1 de Abril.

A Semana Santa de Famalicão, cuja organização está a cargo da Confraria das Santas Chagas, com o apoio da Câmara Municipal, da Paróquia de Santo Adrião e da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão.

O programa da Semana Santa também envolve a Casa das Artes que, no dia 2 de Abril, quebra as fronteiras do seu palco, levando à Igreja Matriz Nova o concerto ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 – 2007), uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e da Academia de Música de Costa Cabral, do Porto.

Além deste concerto, também há no pequeno auditório da Casa das Artes, o Ciclo de Cinema 2023 – Jornadas da Juventude, que inclui a exibição dos filmes ‘A Noiva’ (2022) de Sérgio Trefaut e ‘Regresso ao Pó’ (2022) de Li Ruijun, nos dias 4 e 5 de Abril.

Todos os eventos da Semana Santa de Famalicão têm entrada livre e gratuita. Toda a programação link.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.