REGIÃO

REGIÃO -

Famalicão quer saber o que os empreendedores andam a inventar

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Famalicão FabLab, o novo espaço dedicado à criação, experimentação e inovação do concelho, que abriu na passada sexta-feira as portas, quer saber o que andam os empreendedores famalicenses a inventar e quer dar uma ajuda na materialização das ideias.

O novo laboratório de experimentação, prototipagem rápida e fabricação digital está instalado na Universidade Lusíada e coloca à disposição da comunidade uma série de equipamentos e tecnologia de ponta – máquina de corte e gravação a laser, uma impressora 3D, uma máquina CNC fresadora, uma máquina de circuito impresso e uma estação de soldadura – para o desenvolvimento de ideias de negócio e/ou projectos, desde a sua concepção e prototipagem até ao teste e lançamento no mercado.

Na visita às instalações, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, enalteceu “o ADN empreendedor” de Famalicão e apontou o Fab Lab como “mais um contributo para o aumento das potencialidades do território”.

PUBLICIDADE

Já o reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, salientou “a parceria virtuosa” estabelecida com a autarquia, acrescentando ainda que a instalação do Fab Lab no campus da Lusíada vai ao encontro da “orientação estratégica adoptada pela universidade” de colocar o saber e conhecimento da instituição ao serviço da comunidade.

O acesso ao laboratório já pode ser requisitado por empreendedores, startups, micro e pequenas empresas, instituições de ensino e estudantes do concelho, através do portal do Famalicão Made IN, aqui.

Refira-se que o espaço surge no âmbito do projeto POCTEP – Empreende Makers, do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 que tem como objectivo a criação e desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo baseada em centros de prototipagem rápida e produção digital da Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, denominados de Espaços Maker/FabLab (Fabrication Laboratory).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.