VILA VERDE –

VILA VERDE – -

Festa das Colheitas de Vila Verde está de volta para exaltar tradições e mundo rural

Vila Verde recebe, de 9 a 13 de Outubro, nova edição da Festa das Colheitas, um certame que pretende exaltar as tradições e o mundo rural. O programa deste ano inclui, pela primeira vez, um concurso de vinho verde da sub-região do Cávado.

«Temos um programa com diversas acções e muitas pessoas envolvidas, que procura recriar momentos únicos associados à prática agrícola, à cultura tradicional e também promover a nossa gastronomia e o nosso território em tudo aquilo que ele tem de positivo», explicou o autarca António Vilela.

PUBLICIDADE

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, o presidente da Câmara de Vila Verde destacou o «grande envolvimento» de associações e instituições locais, que «mostram todo o seu saber» e «fazem com que este seja um momento alto» a nível concelhio.

«A nossa agricultura tem vindo a crescer de forma exponencial. Vila Verde foi um dos concelhos do Norte que mais projectos agrícolas apresentaram, mostrando grande dinâmica, nomeadamente nos pequenos frutos», congratulou-se Vilela.

Na perspectiva da vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, a Festa das Colheitas permite «exaltar aquilo que há de mais genuíno no mundo rural». «Vila Verde sempre se orgulhou da sua ruralidade, obviamente nunca deixando de fazer a ponte para a modernidade», destacou.

PROGRAMA

A Festa das Colheitas/28ª Feira Mostra de Produtos Regionais, que se volta a realizar no campo da feira, contará com 173 expositores, sobretudo ligados ao artesanato ou a instituições locais.

Este ano, há a novidade de ser lançado, pela primeira vez, um concurso de vinho verde da sub-região do Cávado, que acontecerá no dia 12 de Outubro, na Escola Profissional Amar Terra Verde.

De resto, mantêm-se todas as outras iniciativas emblemáticas, como o Encontro Nacional de Tocadores de Cavaquinho (dia 12), a Festa do “Caurdo” (dia 12), o Festival Folclórico Concelhio (dia 12) ou o XXII Encontro de Tocadores de Concertina (dia 13).

O magusto típico (dia 9), a desfolhada minhota (dia 10) e a pisada de uvas (dia 11) são as principais práticas agrícolas que vão ser recriadas.

Em termos musicais, nota para as actuações dos Verde Canto (dia 9, 22h30), de Fred Mota (dia 10, 22h30) e para os cantares ao desafio, com a presença de vários artistas (dia 11, 22h30).

No sábado, além do Encontro de Tocadores de Cavaquinho, que decorre das 10h00 às 19h30, actuam os Amigos da Paródia de Parada de Gatim (14h30), a Academia de Música de Vila Verde (17h00) e os Tukanos (19h30), antes do Festival Folclórico Concelhio (21h30).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS