A Festa do Alvarinho e do Fumeiro está de regresso a Melgaço nos dias 1, 2 e 3 de maio, trazendo consigo várias novidades, entre as quais a mudança de local para o Centro de Estágios de Melgaço, que passará a acolher o certame.
A edição deste ano apresenta um programa diversificado, que conjuga gastronomia, animação cultural e atividades ao ar livre. O arranque, no dia 1 de maio, será marcado por um espetáculo da dupla humorística As Laurindas, agendado para as 21h30, seguindo-se animação musical com os DJs Di Oliver e Martim Azevedo, que prometem prolongar a festa até de madrugada.
No dia 2, sábado, a tarde será animada por rusgas populares, com a participação de vários artistas, e pela Hinoportuna. À noite, a animação musical estará a cargo dos DJs Berto Boss e Parreca.
O último dia, 3 de maio, será dedicado ao folclore, com atuações de vários grupos, incluindo o Grupo Folclórico de Esgueira, o Grupo Folclórico Barca de Loimil, o Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço e o Grupo Folclórico Raízes de Castro Laboreiro. O encerramento está previsto para as 20h00.
Paralelamente à programação cultural e gastronómica, o evento inclui diversas atividades de desporto de natureza, como caminhadas, rafting, passeios de jipe, kayak, slide e salto pendular, reforçando a aposta na valorização do território.
Para facilitar o acesso ao recinto, a organização disponibiliza três parques de estacionamento e um serviço gratuito de transporte, com ligações regulares entre o centro de Arbo, a vila de Melgaço e o local do evento.
Considerada uma das principais iniciativas gastronómicas da região, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro volta assim a afirmar-se como um momento de promoção dos produtos locais, em particular do vinho Alvarinho e do fumeiro tradicional, atraindo visitantes de todo o país e da vizinha Galiza.



