Dias 01, 02 e 03 de junho

Dias 01, 02 e 03 de junho -

Festival ambiental GreenFest arranca dia 1 no Forum Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O maior festival de sustentabilidade do país abre portas sexta-feira, dia 1 de junho no Forum Braga onde está até 03 de junho. O  festival, é palco privilegiado para partilha das melhores práticas, ideias e projetos em matéria de sustentabilidade Quem o diz são os organizadores do GreenFest. Uma iniciativa que há 10 anos que se realiza no Estoril e, este ano, chega, pela primeira vez, a Braga.

Acontece no recém-inaugurado Forum Braga, nos dias 01, 02 e 03 de junho. Pedro Norton de Matos, da organização, adiantou que o «GreenFest» conta com uma programação multifacetada indoor e outdoor, que inclui área expositiva, conferências, tertúlias, workshops, demonstrações ao vivo, «showcooking», mercados biológico e de artesanato, música, performances ao vivo e muitas outras atividades; junta cidadãos, empresas, municípios, associações, comunidades educativas, numa reflexão aberta e partilha de experiências com vista a um mundo mais sustentável. Com apoio do pelouro do Ambiente do vereador Altino Bessa, que apoiou a vinda da iniciativa.

PUBLICIDADE

O gestor revelou que, “um dos grandes atrativos desta edição do Greenfest Braga será o projeto idealizado pelo INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory – de uma Nano Casa experiencial e demonstrativa das potencialidades da nanotecnologia ao serviço da maior eficácia e sustentabilidade ambiental e económica”.

Acrescenta que, Doug Allan, famoso cameramen de documentários de vida selvagem para a National Geographic, autor do livro “Freeze Frame”, é um dos convidados especiais e responsável por uma palestra, dia 01 de junho, sobre alterações climáticas. O trabalho exaustivo realizado nos polos Ártico e Antártico, ilustrado com fotografias e vídeos registados por Doug desde 1976, servirá um debate dinâmico e relevante sobre as consequências deste fenómeno naquelas regiões e, consequentemente, em todo o planeta.

PARCERIA COM ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

Outro fator diferenciador do Greenfest Braga – salienta – “assenta na parceria com a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, através da qual um grupo de alunos do mestrado em design de produto e serviços, moderado pela professora Lígia Lopes, que “está a dar corpo  e alma ao ambiente e percursos do espaço, indoor e outdoor, partindo de uma filosofia de desperdício zero e 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar)”.

O Greenfest Braga tem parcerias com o Município, a Invest Braga, o IB-S, a Startup Braga e inúmeros outros players de referência.

Parcerias com o BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – e o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – permitem trazer para o debate temas na ordem do dia como a oportunidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (O.D.S.) no horizonte 2030, Responsabilidade Social Corporativa e Desafios da Transformação Digital.

O Greenfest – acrescenta aquele responsável – “é uma oportunidade para descobrir, explorar e partilhar ideias e projetos diferenciadores em áreas tão diversas como a nanotecnologia, a economia circular, a gastronomia saudável, a mobilidade elétrica, a bio decoração, o turismo natureza, o wellness, a puericultura, entre muitas outras. Um evento de todos. Para todos. Por um futuro mais colorido e esperançoso no Planeta incrível que habitamos”.


com Luís Moreira (CP 8078)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.