O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano, apontando agora para uma expansão de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), face aos 2,1% anteriormente estimados.
A revisão, divulgada no mais recente relatório World Economic Outlook, representa uma descida de 0,2 pontos percentuais em relação às projeções apresentadas em outubro do ano passado.
A nova estimativa do FMI fica também abaixo da previsão do Governo português, que inscreveu no Orçamento do Estado para 2026 um crescimento económico de 2,3%.
Além de Portugal, o FMI procedeu igualmente a uma revisão em baixa das perspetivas de crescimento da economia mundial, refletindo um contexto internacional marcado por incertezas económicas, tensões geopolíticas e desaceleração em várias economias.
Apesar da revisão, Portugal deverá manter um crescimento positivo, ainda que mais moderado do que o anteriormente antecipado, num cenário que continua condicionado por fatores externos e pela evolução da economia europeia.



