MÚSICA

MÚSICA -

Forum Braga recebe “Sons do Noroeste” com Camané e a galega Uxía

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O fadista português Camané e a galega Uxía atuam no dia 29 de Agosto em Braga, no Altice Forum, no âmbito do “Sons do Noroeste”, um programa dedicado às sonoridades da música luso-galaica nas suas mais variadas formas e declinações.

Em comunicado, a organização refere que aquele programa revela um trabalho de criação e composição levado a cabo durante vários meses em 12 municípios do Alto Minho, envolvendo 11 coros musicais, 33 oficinas de escrita, 13 novos arranjos e 14 espectáculos.

PUBLICIDADE

No dia 29, a partir das 18h00, sobe ao palco do Altice Forum Braga a galega Uxía, que cantará o seu reportório e dois temas de fado acompanhada pelos músicos do Ideal Clube de Fado.

As vozes dos 11 grupos corais abrem o primeiro concerto, cantando os 13 novos arranjos para músicas tradicionais minhotas encomendados a compositores contemporâneos.

Pelas 21h00, o segundo concerto contará com a participação do trio galego Fransy, Davide e Cibrán, um grupo de música tradicional que junta a tradição à vanguarda musical e oferece uma nova atmosfera à música tradicional.

Por sua vez, o Ideal Clube de Fado sobe ao palco para cantar os fados escritos no ciclo “Trobadores & Soldadeiras”, um projeto criado com o objectivo de recolher e preservar o património imaterial da música e poesia popular do espaço linguístico galego-português, recolhido numa série de oficinas e concertos musicais em itinerância pelo Alto Minho.

A encerrar, actuará Camané, cantando fados de Alfredo Marceneiro.

O “Sons do Noroeste” integra o Encontro Luso-Galaico, um projeto de programação e intervenção cultural no território do Minho que teve início com o ciclo “Trobadores & Soldadeiras”, desenvolvido com as comunidades locais pelo Projeto Cardo e pelo Ideal Clube de Fado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.