BRAGA -

BRAGA - -

Fórum Nacional sobre stalking adiado devido ao Covid-19

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O 2.º Fórum Nacional Stalking que iria decorrer em Braga a 10 de Março, foi adiado por sugestão da Unidade de Saúde Pública tendo em conta o COVID-19, e o elevado número de pessoas inscritas (mais de 300), com os consequentes riscos de contágio que em aglomerados desta dimensão.

Teresa Raquel Pinho, do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, que organiza o evento, adiantou ao PressMinho que em breve, será anunciada nova data.

O crime de stalking foi, em 2018, o quarto a registar mais vítimas em Portugal. O stalking, ou assédio persistente, está criminalmente inscrito no Código Penal desde 2015.

A constatação é da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) que, a propósito do Forum Nacional sobre o tema lembra “os actuais alarmantes índices de violência (seja ela de género, doméstica, no namoro, bullying… e também Stalking)”.

O Forum, que iria debate o tema ‘Stalking e a violência nas relações de intimidade’, é organizado pelo Núcleo Rotary Rota Solidária (NRDC-RS), apadrinhado pelo clube Rotary Braga Norte, decorrendo na Aula Magna da Universidade Católica de Braga.

Os dados estatísticos – diz a organização – “mostram-nos a pertinência de juntar profissionais de várias áreas que lidam com vitimas e agressores – e reflectir sobre a forma como vivemos as nossas relações de intimidade (que podem ou não levar-nos a ser mais vulneráveis e/ou violentos com os outros)”.

O 2º. Forum Nacional – acrescentam os promotores – “coloca o foco na Prevenção e quer pensar nas causas e consequências destas expressões de violência cada vez com mais impacto na sociedade e em cada um de nós”.

O Núcleo Rotary havia já organizado um primeiro Forum, sobre o mesmo tema, o qual esgotou a aula magna da Universidade Católica com mais de 400 pessoas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.