BRAGA

BRAGA -

Gala de Desporto destaca José Carlos Macedo e Jorge Braz

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

José Carlos Macedo, atleta de boccia, e Jorge Braz, seleccionador nacional de futsal masculino, foram os protagonistas da IX Gala do Desporto, que juntou, esta segunda-feira à noite, quase 1.500 pessoas no Altice Forum Braga.

O município voltou assim a prestar tributo a todos os campeões demonstraram o seu mérito desportivo a nível nacional, europeu e mundial. Atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, assim como o melhor evento desportivo do concelho, tiveram o merecido reconhecimento nesta Gala do Desporto.

Nesta cerimónia foi reconhecido o mérito de todos os atletas e clubes que obtiveram resultados de elevada performance durante a época desportiva de 2021/2022, no período compreendido entre 1 de Outubro de 2021 e 30 de Setembro de 2022.

PUBLICIDADE

O júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Diogo Martins, árbitro de basquetebol desde 2008, que ascendeu à primeira categoria nacional em 2012. Desde 2019 que integra os quadros de arbitragem de categoria internacional. Na última época destacou-se ao estar presente nos principais jogos do campeonato nacional e ao marcar presença em sete jogos internacionais, sendo de realçar a presença no Campeonato Europeu de Sub20.

A categoria de melhor treinador foi atribuída a Joaquim Gonçalves, director técnico, seleccionador nacional e responsável pelo Karaté do Sporting Clube de Braga. Promoveu a evolução do karaté português a nível internacional com a conquista de diversas medalhas e títulos no âmbito da selecção nacional. De realçar também a conquista de diversos títulos e medalhas internacionais por atletas por si orientados.

O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a Pedro Dias, director executivo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desde 2011, responsável pelas modalidades de Futsal e Futebol de Praia e pela coordenação da formação dos treinadores de futebol, futsal e de futebol de praia e de alguns programas de desenvolvimento com os sócios ordinários da Federação. Pedro Dias encontra-se implicitamente ligado ao período de ouro do futsal e futebol de praia nacional, culminando com títulos mundiais e europeus.

VOTAÇÃO ONLINE

Os bracarenses também foram chamados a participar nesta IX Gala do Desporto, para eleger o melhor evento desportivo do ano.

Através de uma votação online, o IX Braga Youth Rugby Cup foi o evento do ano, recolhendo 55,5% dos votos. Esta foi uma competição internacional de rugby destinada a escalões de formação (10 aos 15 anos), organizada pelo Braga Rugby com o apoio do município. Participaram nesta edição cerca de 30 equipas provenientes de Portugal e Espanha, contabilizando cerca de 500 atletas.

Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo município, numa Gala que se revelou transversal a todas as modalidades. Da Patinagem à Dança, do Taekwondo ao Futsal, da Canoagem ao Boxe, passando pelo Basquetebol, Bilhar Atletismo, Automobilismo e Karting, entre outras modalidades, foram centenas de atletas distinguidos pelas suas conquistas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.